sábado, 19 de dezembro de 2015

[Melhores de 2015] Melhores edições únicas

Vamos agora para a segunda parte da minha lista dos melhores do ano. Nesse post elejo as três melhores edições avulsas, independentemente de arcos ou séries contínuas. São aquelas leituras cujo capítulo já são recompensadoras por si só e merecem a lembrança. Vamos a elas!


>>> A Saga do Monstro do Pântano #21 ("Lições de Anatomia") - De Alan Moore, Stephen Bissette e John Totleben


A fase de Alan Moore a frente da revista do Monstro do Pântano não poderia ter começado melhor. Para mim, Lições de Anatomia ainda é uma a melhor edição de Moore no título. Claro que sua passagens está recheada de histórias incríveis, mas "Lições..." ainda tem um lugar especial em minha memória, talvez em razão da história ter aberto as portas para essa HQ incrível que o roteirista inglês escreveu entre 1983 a 1987. Embora tenha começado a roteirizar a partir da edição 20, é na seguinte que Moore começa a inovar a frente do personagem, e nesse capítulo já vemos uma reformulação completa sobre as origens do Monstro do Pântano, tudo isso temperado pela prosa altiva e misteriosa que lhe é peculiar.


>>> Sandman #75 ("A Tempestade") - De Neil Gaiman e Chales Vess


Neil Gaiman encerrou os arcos regulares da série Sandman antes da derradeira edição, preferindo contar histórias fechadas nos seis capítulos finais da revista. Como a série inteira, todas são ótimas leituras, mas o último capítulo é qualquer coisa perto de primoroso. Trata-se de uma versão alternativa (dentro da mitologia Sandman, claro) de como foi o processo criativo de Shakespeare para escrever uma das últimas peças teatrais de sua vida, A Tempestade. Como vimos ao longo da série, sabemos que Shakespeare e o Mestre Moldador fizeram um trato: este daria ao inglês inspiração para escrever, enquanto aquele lhe deveria ofereceria duas peças teatrais durante sua vida. Vale destacar nessa edição, além dos ótimos diálogos, a convergência da peça A Tempestade de Shakespeare e o roteiro de Gaiman. Mesmo para quem não leu as 74 edições anteriores da série, a leitura isolada dessa HQ seria extremamente recompensadora.


>>> Astro City #4 ("Proteção) - De Kurt Busiek e Brent Anderson


Embora não devamos julgar uma obra somente pela capa, fato é que Astro City #4 além de ter uma linda capa, possui um conteúdo a altura. A história roteirizada por Kurt Busiek e desenhado por Brent Aderson ostenta uma força e uma qualidade destacada frente as outras edições do primeiro volume dessa série, publicada em 1995. Nessa edição, vemos a história de Marta, uma cidadã comum que, como milhares de outras pessoas como ela, é fascinada pelos super-heróis que habitam sua cidade. Mas após o prédio em que ela trabalha ser atacado, ela começa a refletir sobre os rumos de sua vida. Entregar mais que isso seria spoiler, por isso corra atrás do encadernado da Panini Vida na Cidade Grande, que compila o primeiro arco da série.

Nenhum comentário: