quarta-feira, 26 de novembro de 2014

"Quadrinhos" é obra diferenciada sobre a história contemporânea das HQ's


Lançado sem muita badalação no meio desse ano pela Martins Fontes, Quadrinhos - História Moderna de Uma Arte Global foi uma grata surpresa. Trata-se de um denso estudo sobre as últimas quatro décadas de produção de quadrinhos pelo mundo. A façanha se deu graças ao árduo trabalho de pesquisa dos autores Dan Mazur e Alexander Danner, que demonstraram além de muito apuro técnico e bibliográfico, um profundo conhecimento da arte sequencial.

O grande diferencial desse livro em relação aos demais livros teóricos é o seu enfoque para a arte em si, explorando as diversas tendências e estilos de composição de página, leiautes e traços. É nesse ponto em que se encontra a maior virtude da obra, pois ele explana um quadro evolutivo muito interessante sobre a evolução da arte, desde o underground até as webcomics, nunca deixando de contextualizar todas as sua informações.

Outro diferencial está em sua abrangência. Os autores se ativeram mais para a produção de países como EUA, Japão, França e Itália. Seu estudo sobre a produção japonesa durante a década de 60 e 70 talvez seja desconhecida por muitos, em razão do enorme vazio editorial por aqui de obras teóricas sobre quadrinhos japoneses. Informações sobre quadrinhos americanos já é quase de conhecimento comum de qualquer leitor de quadrinhos atualmente. Mas a dupla foi além desse conhecimento vulgar e procuraram abordar os quadrinhos sob o prisma artístico, sempre explicitando as concepções artísticas vigorantes em cada época. Para isso, o relato se apoia em centenas de imagens e ilustrações  das obras mencionadas ao longo do livro, o que incrementou a experiência de leitura.

Embora seja uma obra grande, de 322 páginas, em muitas passagens o livro peca por ser demasiadamente superficial ao se limitar em diversas passagens a tão só enumerar obras e autores, sem apresentar maiores referência as leitor não iniciado. Isso muitas vezes deixou a leitura enfadonha. Talvez tenha sido o preço pago pela pretensão de abarcar a produção de diversos países por um longo período de tempo.

Não se pode deixar de mencionar o ótimo trabalho que a Martins Fontes fez. Além de ter sido lançado apenas poucos meses depois que saiu nos Estados Unidos, a versão brasileira possui um ótimo acabamento e está bem traduzido, o que se percebe quando se vê opções acertadas como a de deixar de traduzir termos específicos em que não há uma tradução adequada para o português, como auteurs (ao se referir a artistas criativos) e ligne claire (que remete a tendência artística dos autores europeus durante a década de 50 e 60). 

Quadrinhos - História Moderna de Uma Arte Global
Comics - A Global History, 1968 to the Present
***** 9,0
WMF Martins Fontes | 2014
Autores: Dan Mazur e Alexander Danner

Nenhum comentário: