sábado, 19 de julho de 2014

Gotham Central mostra que não é só de Batman que vive o batuniverso


Gotham City é muito mais que somente a cidade do Batman. É com base nessa premissa simples, porém genial, é que a série Gotham Central (Gotham City Contra o Crime) constrói sua trama. Para quem não conhece, a série narra a rotina dos detetives da Unidade de Crimes Hediondos na cidade que talvez tenha os maiores índices de criminalidade da ficção, que, por ocaso ou não, é a mesma cidade do Batman ("quem veio primeiro: os pinéis ou o Batman"). 

Brubaker e Rucka são muito hábeis ao usar da mitologia do batuniverso sem, contudo, serem apelativos demais. Ou seja, não fazem do Batman uma muleta. Não, Gotham Central tem seus próprios heróis, mais reais, humanos. Desconsidere a pieguice, mas os policiais de Gotham, ao seu estilo, se revelam a altura do heroísmo do Homem-Morcego. É nesse contraste que se encontra boa parte da força da série. Esse argumento da HQ é tão bom que vai passar a ser usado na nova série de TV Gotham.

Para mim, Michael Lark desenha Gotham como ninguém, apesar de não se o melhor artista que já desenhou Gotham (há uma substancial diferença aqui). O lápis pesado do desenhista casa perfeitamente com a ambientação sombria da cidade, fazendo com que os prédios, becos e ruas sejam quase um personagem ativo na série. Ele sempre está ali, ao fundo da cena, marcando presença indispensável.

DC Especial #13 - Gotham City Contra o Crime Vol. 4
Gotham Central #19-25
**** 8,0
DC | julho de 2004 a janeiro de 2005
Panini | março de 2007
Roteiro: Ed Brubaker e Greg Rucka
Arte: Michael Lark e Stafano Gaudiano
Cores: Lee Loughridge

Nenhum comentário: